Conselhos Económicos e Sociais da União Europeia deixam clara a sua posição sobre a guerra na Ucrânia

Conselhos Económicos e Sociais da União Europeia deixam clara a sua posição sobre a guerra na Ucrânia

No dia 10 de março de 2022, os Conselhos Económicos e Sociais da União Europeia, em representação dos Actores da Sociedade Civil, deixaram clara a sua posição relativamente ao conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, manifestando total apoio ao povo Ucraniano e opondo-se firmemente ao acto de invasão, por parte da Rússia. 

Perante esta afirmação, evidenciam a necessidade dos Conselhos e Instituições Similares, membros da AICESIS, nomeadamente a Câmara Cívica Russa - que atribui a responsabilidade da guerra à Ucrânia - de assumirem uma posição clara sobre o respeito do Direito Internacional, apoiando os valores do Estado de Direito e, por sua vez, essenciais para o florescimento das sociedades civis.

Desta forma, sustentam que, enquanto não for convocada uma Assembleia Geral, os signatários da Declaração congelarão, temporariamente, todas as actividades no âmbito da AICESIS. Apelam, ainda, aos Chefes de Estado e de Governos europeus para que se comprometam, cada vez mais, na construção constante da União Europeia e ao reforço das políticas necessárias para o aumento da sua resiliência. 

Mostram, por fim, apoio a todas as sanções europeias e internacionais adoptadas contra a Federação Russa, invocando que todas as Instituições e Organizações da Sociedade Civil apoiem o povo Ucraniano, neste momento negro, em prol da Paz mundial.

Descubra mais informações aqui.

17 Março 2022